terça-feira, 24 de abril de 2012

Falem no sobrenatural. Falem em eficácia. Não falem em justiça.

Há quem diga que, nos últimos tempos, só falo aqui de bola. Não sendo propositado, é verdade que tem sido o tema mais visto por aqui.

Contudo, o futebol muitas vezes é uma metáfora da vida e ensina-nos que não há nada garantido, que não há impossíveis e que nem sempre o talento é suficiente para ultrapassar as dificuldades e alcançar o sucesso.

O jogo desta noite, é um belo exemplo. Aliás, toda a eliminatória entre o Barcelona e o Chelsea, é o melhor dos exemplos. Confesso, que depois do primeiro jogo afirmei que nunca mais este Chelsea venceria este Barcelona. Enganei-me. Nada é garantido.

Hoje vi o pior Messi. Nem sequer seria necessário falar do penalty falhado. Bastaria mencionar o anormal número de passes falhados durante o jogo. Vi um Ramires fantástico. Um atleta magnífico e um golo de uma enorme classe (o melhor jogador brasileiro a jogar na Europa?). Vi um Chelsea, sem dúvida, solidário, a correr muito e com jogadores com muitos anos de bola, a lutarem para chegarem a uma final que lhes fugiu durante os seus melhores anos. Honra lhes seja feita.

Mas não me venham falar de justiça. O Chelsea correu muito. O Chelsea fez o que podia. O Chelsea jogou hoje durante muitos minutos com um jogador a menos. O Chelsea jogou da única forma com que poderia bater o Barcelona. É verdade e não discuto os méritos da equipa inglesa. Mas não me lixem, com a história que tudo isto basta para se falar num vencedor justo. O Chelsea andou 180 minutos encostado no "buraco", a "cheirar" a bola  e à espera de um momento para atacar. O Chelsea viu 3 ou 4 bolas nos ferros durante a eliminatória, viu um penalty falhado, viu oportunidades a serem falhadas de baliza aberta. Não há impossíveis, de facto.

Portanto, falem-me que o "sobrenatural" e a sorte fazem parte do futebol e eu aceito. Falem-me em eficácia e eu assino por baixo. Agora, não me venham dizer que jogar assim e ganhar, é justo. Não é. Justo é ganharem aqueles que durante um jogo são melhores e jogam mais e isso não aconteceu. Nem sempre o talento é suficiente, para se ser o melhor e é bem verdade.

Por último, não faço ideia se um ciclo está a acabar ou se esta época será uma excepção ao actual domínio do futebol mundial por parte do Barça. O que sei e repito, é que tenho a certeza que o Barça é (foi?) a melhor equipa de futebol que alguma vez vi jogar na vida, que tenho sérias dúvidas que não seja mesmo a melhor da história do futebol e que me sinto um privilegiado por um dia ter visto tamanha ideia de futebol ter sido posta em prática.

Aqui ficam as estatísticas dos dois jogos, para que cada um tire as suas conclusões.

Estatística do jogo da 1ª mão:

Chelsea/Barcelona


Golos marcados 1/0

Remates à baliza 1/6

Remates para fora 3 /13

Cantos 1/8

Foras-de-jogo 5/2

Faltas cometidas 11/9

Cartões amarelos 2/2

Cartões vermelhos 0/0

Posse de bola (%) 28/72

Estatística do jogo da 2ª mão:

Barcelona/Chelsea


Golos marcados 2/2

Remates à baliza 5/3

Remates para fora 12/4

Cantos 10/1

Foras-de-jogo 1/1

Faltas cometidas 8/10

Cartões amarelos 2/6

Cartões vermelhos 0/1

Posse de bola (%) 72/28

PS: Sei que há por aí uns "patriotas" que acham que para exaltar os talentos extraordinários de Mourinho (o melhor treinador do mundo, provavelmente, o melhor de todos os tempos) e Ronaldo (a próxima Bola de Ouro é dele e foi ganha sábado e hoje), têm necessidade de dizer mal do Barcelona, de Guardiola e de Messi, sentindo uma vontade enorme de sair para o Marquês para festejar as derrotas do Barça e as conquistas do Real. Não conseguem perceber que diminuir o Barcelona e o futebol que pratica, acaba por diminuir, injustamente, o mérito que tanto Mourinho, como Ronaldo têm tido esta época. Enfim... Sejam felizes e talvez um dia tenham um discernimento de perceber o privilégio que foi ver este Barça jogar futebol. Aliás, quero acreditar que isso vai mesmo acontecer. Afinal, a verdade é como o azeite...

PS2: Um esclarecimento: eu não sou do Barcelona, nem do Real Madrid. Sou do Benfica. Se fosse o Real Madrid a fazer o jogo que o Barcelona faz, eu diria do Real Madrid o que digo do Barcelona. O "patriotismo" (atenção às aspas...) não me cega.



Sem comentários:

Enviar um comentário