domingo, 7 de novembro de 2010

Invenções/Falta De Atitude

Não posso ser hipócrita. O Porto é claramente melhor que o Benfica, este ano. O Benfica é claramente inferior ao Benfica do ano passado. Hulk é, sem dúvida, o melhor jogador do campeonato português e o homem que faz a diferença. O Benfica não conseguiu substituir as saídas de Di Maria e Ramires e teve, na minha opinião, uma má estratégia de aquisições para esta época. Mas tudo isto, não justifica 5-0. Pior que os 5-0, é eu ter a clara sensação que o resultado é justo, até nos números... No fundo, uma humilhação das grandes.
Porquê inventar? Porquê David Luiz à esquerda? Não chegou a lição da época transacta em Liverpool? Não sou treinador, nem nunca joguei futebol a nível oficial, mas parece-me óbvio que uma equipa (ainda mais uma equipa de grande dimensão), deve preocupar-se, acima de tudo, consigo própria e não com a equipa contrária. Uma equipa tem um modelo de jogo, tem uma equipa base e é assim que deve entrar em campo. Um treinador que monta uma equipa a pensar mais no adversário do que nos princípios de jogo da sua equipa, normalmente perde. Hoje não foi excepção.
Mas talvez nesta altura, mais do que olhar para este jogo e para os erros cometidos pelo treinador e jogadores, deve-se olhar para aquilo que tem sido a época do Benfica. É bem visível que, acima de tudo, a atitude não é a mesma. Não sei os motivos, nem gosto de especular (apesar de já terem surgido algumas notícias a explicar de alguma forma este facto...), mas sei que alguns jogadores e até mesmo o treinador, não têm a mesma atitude guerreira do ano passado. A própria direcção não ajuda, com apelos rídiculos, a não comparência de adeptos nos campos adversários.
Que fique claro, que sou um admirador de Jorge Jesus e que a ele se deve, em larga medida, o brilhante campeonato ganho pelo meu clube no ano transacto. Mas há opções que eu não entendo. Há dois jogos que estão atravessados na minha garganta, com Jesus ao leme da nau benfiquista. O jogo de hoje e o jogo de Liverpool na época transacta (ninguém me tira da cabeça que ao ganhar esse jogo, o Benfica ganharia a Liga Europa). O motivo? O mesmo, ou seja, a descaracterização do futebol do Benfica em função dos jogadores da equipa adversária. Os resultados falam por si. 4-1 e 5-0...
Enfim... Estou só a desabafar. Estou triste e desolado e não entendo o porquê de gente muito experiente nas coisas da bola, ter opções, que qualquer "treinador de bancada" sabe que, normalmente, correm mal. Mais do que isso ( e talvez o motivo principal), é ver jogadores a envergarem a camisola do meu clube descontentes. Querer ganhar mais dinheiro, é humano. Todos querem e eu também. Mas quem entra em campo a representar um clube, não pode mudar a sua atitude devido a esse facto. Talvez seja conversa de adepto ou, se quiserem, apelidem-me de romântico, mas não admito falta de profissionalismo (é disto que falo. Não preciso, nem aprecio, jogadores que beijam o símbolo...) quando se entra em campo a defender uma instituição tão grande como o Benfica.
Como disse em cima, é um desabafo. O próprio texto reflecte isso, na forma pouco cuidada como está elaborado. Mas é assim que me sinto neste momento... De qualquer forma, sabendo que é uma frase feita e dita vezes sem conta por muitos, sou demasiado fíel para desistir. Que os que vestem a camisola, sejam também...

Sem comentários:

Enviar um comentário