quinta-feira, 9 de setembro de 2010

África Pop-Rock

África está na moda, no que ao pop-rock diz respeito. Bem, talvez não seja de agora, mas, sem dúvida, que agora está mesmo. Nos últimos tempos, uma série de bandas, acrescentam ao seu som, uma "pitada" de ritmos africanos e que com esse efeito, diga-se, têm conseguido excelentes resultados.
À cabeça, surgem logo os Vampire Weekend. Mas podemos falar também dos The Very Best, dos Fool´s Gold (responsáveis pelo "meu" hit deste Verão, "Surprise Hotel") ou até da minha mais recente descoberta, os Two Doors Cinema Club.
Por cá, o fenómeno "africano" também não passa imune. Rapaziada da Flor Caveira e da Amor Fúria, foram também "infectados" por este excelente "vírus". Tiago Guillul ("Nabucodonosor", na companhia de Reininho, é um excelente exemplo), Os Golpes ("Vá Lá Senhora", também tem qualquer coisa de África), Os Capitães da Areia (o futuro da pop nacional, num estilo com algumas semelhanças aos Vampire Weekend) e os próprios Os Pontos Negros (nomeadamente em "Rei Bã"), são exemplos de bandas que utilizam, com maior ou menor frequência, ritmos africanos. Até poderiamos recuar mais no tempo e falar dos Heróis do Mar (daí a moda não ser de agora...), o que torna ainda mais pertinente, a influência destes últimos, nas bandas nacionais que acima mencionei.
Pessoalmente, gosto muito. Além do "travo" melodioso que traz às canções, introduz ainda uma sensualidade, que apela, de uma forma irresistível, à movimentação das ancas. Faz bem aos ouvidos e ao corpo. Por mim, a "africanização" do pop-rock está aprovada.

http://www.youtube.com/watch?v=Es-SyYrpg2c

Sem comentários:

Enviar um comentário